Quais são as licenças para tirar o alvará de funcionamento?

Quais são as licenças para tirar o alvará de funcionamento?


Ao pensar em abrir um negócio, o empreendedor se depara com uma série de leis que impõem regras e condições para a abertura e o funcionamento da sua empresa. Mesmo após realizada a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), o registro na Junta Comercial, a inscrição na Previdência Social e a Inscrição Estadual (para empresas que comercializam produtos) ou Municipal (empresas que prestam serviços), a empresa ainda precisa de um conjunto de documentos que garantirão a regularidade do seu funcionamento. Nessa hora, não tem como esquecer do alvará de funcionamento.

Você sabe o que é ou como funciona essa regulamentação? Quais documentos são necessários para emissão? Quem precisa de alvará e como é feita a solicitação? Para ser concedido, o alvará requer a comprovação de uma série de informações. Neste artigo, mostraremos o passo a passo que você deve seguir para emitir o seu alvará de funcionamento. Confira!

O que é um alvará de funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é o primeiro documento solicitado para o funcionamento do negócio, não estando autorizada a empresa a iniciar suas atividades até a concessão deste documento que atesta a aptidão da atividade desejada ao local escolhido.  É um documento emitido pela Prefeitura que autoriza o funcionamento de estabelecientos comerciais, industriais, agrícolas, prestadores de serviços, bem como sociedades, instituições e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas física ou jurídica.

O órgão regulador vai até o local de funcionamento da sua atividade, faz a vistoria e atesta a viabilidade. A verificação pelos agentes identifica possíveis problemas que não podem ser controlados no momento de abertura do negócio. Além disso, algumas prefeituras também exigem a vistoria do Corpo de Bombeiros, isso dá mais segurança aos funcionários, clientes e todos os envolvidos em caso de problemas.

Licenças e documentos necessários

O processo pode variar de acordo com o estado. Em algumas cidades, principalmente capitais, já é possível fazer todo o processo pela internet. Em outros casos, é preciso comparecer ao órgão pessoalmente.

Para que seja possível obter a licença de funcionamento para o negócio, existem determinados documentos que precisam ser apresentados. São eles:

  • CPF e RG do responsável pelo empreendimento;
  • Planta do imóvel onde o negócio será aberto;
  • Cópia do recibo do IPTU em dia;
  • Setor, quadra e lote (SQL) do imóvel;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído;
  • Declaração de atividade do imóvel.

 

Para que o alvará de funcionamento seja validado, são necessárias determinadas licenças que envolvem órgãos variados como a Prefeitura municipal, Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, por exemplo. Essas licenças variam de acordo com o nível de complexidade que o empreendimento apresenta e com a localização do mesmo.

Sabemos como pode ser difícil manter os alvarás e licenças sempre em dia, já que a gestão manual pode ocasionar vários erros. Diante deste cenário, nós, da Enignis Engenharia criamos uma plataforma de gestão automatizada de documentos regulatórios, para que você possa ter mais controle sobre os prazos e validades dos seus alvarás e licenças, mantendo sua empresa sempre regularizada.