Quando o assunto é incêndio, todo cuidado é pouco, afinal, estamos falando da segurança de pessoas e da possibilidade de uma grande perda patrimonial, situações pelas quais ninguém deseja passar, mas que infelizmente são mais recorrentes do que imaginamos.
Por isso, todo proprietário de edifício deve se atentar tanto para as regras advindas dos poderes públicos, quanto as demais técnicas de prevenção de incêndio, porque dessa forma, são reduzidas ao máximo as chances de o pior acontecer.
Neste texto abordaremos mais a fundo esse assunto, informando as principais técnicas de prevenção contra incêndio. Continue com a gente até o fim.
O que são técnicas de prevenção de incêndio?
Técnicas de prevenção de incêndio, como o nome sugere, são um conjunto de técnicas e medidas adotadas com a finalidade de evitar situações que tenham o potencial de se transformarem em um incêndio.
O aparato instalado para combater focos de fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros, caso haja a necessidade, também são considerados nessa definição.
Quando falamos de prevenção de incêndio, também nos referimos ao treinamento de pessoas, tanto para evitar que o fogo se inicie, quanto para operar os equipamentos quando ele já tiver começado.
Quais os objetivos das técnicas de prevenção de incêndio?
Os principais objetivos a serem alcançados pelo uso das técnicas de prevenção de incêndio são:
- Prevenir incêndios;
- Resguardar a vida e a integridade física de pessoas que frequentam o local;
- Proteger o patrimônio presente na edificação;
- Disponibilizar os meios necessários para o controle de focos de incêndio;
Principais técnicas de prevenção de incêndio
Agora que você sabe o que são técnicas de prevenção de incêndio e quais os seus objetivos, vamos enumerar quais são elas.
Começaremos pela adoção de todas as medidas previstas nas normas que regulamentam esse tema para ser possível tirar a licença do Corpo de Bombeiros, o que envolve um planejamento minucioso dos passos a serem tomados e a sua devida implementação, objetivos claros e resultados que possam ser realizáveis.
É necessária também a instalação de sistemas que detectem focos de fogo e os combata, bem como a presença de extintores de incêndios que devem estar localizados em lugares de fácil acesso.
Outra importante medida de segurança desse tipo são os sistemas de hidrantes e mangotinhos, que fazem parte de um arranjo fixo de segurança contra incêndio.
Deve-se considerar também as saídas de emergências e as sinalizações, as quais têm que estar bem visíveis, e a implementação de treinamentos para colaboradores, sobre as melhores formas de prevenção e combate ao fogo, para que sejam evitados problemas que eventualmente possam iniciar um incêndio.
Por fim, há a necessidade de que uma equipe de profissionais especializados inspecione regularmente todos esses equipamentos e realize as necessárias manutenções.
Neste post, foi possível perceber como as medidas de prevenção de incêndio são de grande relevância. Por isso, se você não conhece bem o assunto, procure uma empresa que possa lhe auxiliar na adoção de todas essas técnicas, evitando assim uma série de problemas.
Entre em contato hoje com a Enignis Engenharia e estaremos prontos para lhe atender, tirar as dúvidas e começar o mais rápido possível a tornar o seu empreendimento um lugar seguro contra incêndios.