Quais são os 3 agentes da higiene ocupacional?

Quais são os 3 agentes da higiene ocupacional?


Quem nunca ouviu falar de casos em que as pessoas sofreram acidentes no trabalho, os quais poderiam ter sido evitados? Infelizmente o Brasil é um dos países que mais apresentam acidentes de trabalho no mundo, apesar de termos uma legislação cada vez mais rigorosa nesse sentido.

A Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é uma das principais iniciativas que existem com o objetivo de reduzir essas estatísticas e, dentro dela, podemos identificar a higiene ocupacional, também conhecida como higiene do trabalho, que atua para conhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais no ambiente laboral.

Quer entender mais sobre isso e conhecer os 3 agentes da higiene ocupacional? Acompanhe este post!

 

O que exatamente faz a higiene ocupacional?

Na prática, esta área não apenas identifica os potenciais riscos à segurança do trabalho – que podem causar doenças de origem laboral – mas também atua para reduzi-los ou mitigá-los completamente.

É nesse contexto que se destacam os três agentes da higiene ocupacional que podem causar riscos. Conheça cada um deles a seguir.

Agentes de riscos físicos

Como o próprio nome diz, são aqueles que podem afetar fisicamente o trabalhador, isto é, lhe causar algum tipo de lesão em qualquer parte do corpo, como uma queda, uma queimadura ou um choque elétrico, por exemplo. Ruídos, vibrações, radiação e até calor ou frio também se enquadram nesse tipo de agente.

Agentes de riscos químicos

Compreendem os riscos de ordem química, ou seja, aqueles causados por substâncias desse tipo em qualquer estado (sólido, líquido ou gasoso) que, se absorvidas pelo organismo humano podem se tornar perigosas. É o caso, por exemplo, de poeiras, vapores, gases e produtos químicos em geral.

Agentes de riscos biológicos

Envolvem os agentes que têm potencial para ocasionar doenças em função da possibilidade de infectarem o trabalhador, causando-lhe enfermidades que o contaminem. É o caso dos que lidam continuamente com fungos, bactérias, protozoários, vírus e outros agentes biológicos.

Os riscos são reais e as fases da higiene ocupacional são fundamentais no processo de identificá-los e atuar para que o trabalhador possa exercer suas atividades com o máximo de segurança possível.

 

A Connapa é uma empresa com anos de experiência no mercado. Atuamos para oferecer às organizações, sobretudo às pequenas e médias, todo o suporte necessário não apenas para estar em dia com a legislação, mas para, de fato, manterem seus colaboradores o mais seguros possível. Agende uma reunião e conheça nosso trabalho!