Os extintores fazem parte dos equipamentos de segurança de diversos ambientes, já que ajudam no combate ao fogo antes mesmo de o Corpo de Bombeiros chegar ao local.
Por esse motivo, é preciso que eles estejam sempre em perfeito estado de conservação e funcionamento para evitar acidentes e salvar vidas. Uma grande parcela dos incêndios acontece com um foco e é nesse momento que os extintores se tornam úteis e podem ajudar a prevenir uma grande tragédia.
Levando em conta as normas estabelecidas pelo INMETRO, a manutenção dos extintores é essencial e precisa ser feita regularmente. Para entender quais as diferenças entre cada nível de extintores, continue lendo.
Quem pode fazer a manutenção dos extintores?
Somente as empresas registradas no INMETRO possuem autorização para atuar na manutenção. Portanto, sempre que for escolher alguém para fazer o serviço, verifique com o órgão se a empresa dispõe do registro necessário e se a vistoria está em dia com as instalações. Exija sempre ver o Relatório de Inspeção, Manutenção e Recarga.
Quando a manutenção precisa ser feita?
É preciso estar atento aos prazos descritos por lei. Isso acarreta multa e sanções aplicadas pelo Corpo de Bombeiros ao estabelecimento. Sendo assim, a manutenção precisa ser feita regularmente.
Cada nível de extintores de incêndio possui um prazo diferente de inspeção. O de nível 1, por exemplo, é de 6 meses, ao passo que os extintores de Gás Carbônico requerem inspeção anual. No caso dos de nível 3, a inspeção é feita somente a cada 5 anos a menos que o cilindro sofra algum dano grave, como corrosão, essa manutenção precisa ser antecipada.
Diferença entre os níveis de manutenção
Manutenção de extintores de incêndio nível 1
Esse nível é considerado uma inspeção, e geralmente acontece no próprio local onde o extintor é instalado. Deve ser feita a cada 6 meses junto da limpeza do equipamento e a substituição de peças caso necessário. Em caso de qualquer problema maior, é encaminhado para a manutenção de nível 2.
Manutenção de extintores de incêndio Nível 2
Essa manutenção é obrigatória e deve ser feita a cada 12 meses, por uma empresa capacitada e registrada pelo INMETRO. Nessa etapa, o equipamento é todo desmontado e uma limpeza é feita, bem como a inspeção das peças internas, com testes e ensaios para ver se tudo está funcionando corretamente.
Manutenção de extintores de incêndio Nível 3
Nessa etapa a manutenção é feita somente a cada 5 anos ou se algum problema for detectado no nível 2. No Nível 3, o extintor passa por 2 testes a mais, sendo o hidrostático, que confere a resistência e integridade do equipamento, e a pintura do cilindro.
Para garantir que seus extintores de incêndio estejam sempre em excelente funcionamento, contate a Enignis e faça sua manutenção de forma segura hoje mesmo!