A brigada de incêndio é fundamental para a segurança nas empresas. Mas será que você sabe realmente quais são suas atribuições?
A verdade é que ninguém pode prever quando acontecerá uma tragédia, incêndio ou uma desocupação inesperada de um prédio comercial.
Mas os brigadistas têm a missão de transformar esse momento em um procedimento para reduzir prejuízos e principalmente salvar vidas.
A importância de uma brigada de incêndio
De acordo com a NR 23, as empresas com mais de 20 funcionários devem ter uma Brigada de Incêndio e Emergência.
De qualquer forma, a norma não estabelece o número de funcionários da composição, então é preciso consultar a lei do seu estado para isso.
Ela é composta por funcionários voluntários, e é importante saber que ninguém pode ter crescimento no salário por pertencer a brigada.
É necessário que o integrante passe a maior parte do tempo dentro da empresa, então funcionários que trabalham em home office ou viajam muito não devem fazer parte dessa comissão.
Os brigadistas também devem auxiliar os cipeiros. Mesmo que os eventos e agendas deles sejam separadas, eles podem trabalhar em conjunto, principalmente na realização da Sipat, que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que é realizada pelas empresas.
Atuação e hierarquia dos brigadistas
Qual é o limite de atuação dos brigadistas? As principais atribuições são:
- Inspecionar sempre que possível os equipamentos de incêndio, como extintores, mangueiras e macas de primeiros socorros;
- Ter ciência do plano de atendimento de emergência;
- Participar de simulações de atendimento a feridos;
- Manter um olhar preventivo aos riscos da edificação;
- Verificar a funcionalidade das rotas de fuga e de emergência;
- Verificar a condição da sinalização de emergência;
- Sugerir melhorias nas condições de segurança do prédio.
O brigadista deve seguir os requisitos da ABNT NBR 14276:2020 e entre as recomendações está a de ter um trabalho fixo e presencial na empresa, conforme mencionamos acima.
Além disso é importante saber que há uma hierarquia dos integrantes:
- Coordenador-geral: é responsável pela coordenação dos brigadistas de toda a empresa;
- Chefe: coordena os brigadistas de uma determinada edificação;
- Líder: é responsável pela coordenação dos brigadistas de um setor da empresa;
- Brigadistas: são os membros capacitados para a prevenção e combate a incêndio. Eles também estão aptos a realizarem os primeiros-socorros caso seja necessário.
Com a brigada de incêndio, pode-se evitar que um foco de incêndio tome proporções maiores e se houver um princípio de incêndio em algum setor da empresa, os brigadistas estão devidamente treinados para manusear o extintor e apagar o fogo, sem que seja preciso acionar o Corpo de Bombeiros em todos os casos.
Se houver algum acidente com algum funcionário também, que tenha sofrido algum desmaio ou convulsão, o brigadista também pode socorrê-lo antes da chegada do Samu.
De qualquer forma, para treinar a sua equipe é importante contar com uma empresa especializada em obtenção e renovação de AVCB.
Essas empresas dão treinamentos para os brigadistas e os capacitam em caso de incêndio e emergência.