O ato de investigar envolve o processo de analisar um acontecimento, buscando entender os motivos que levaram ao ocorrido.
Você pode estar se perguntando, “qual é a importância de uma investigação depois que um acidente de trabalho já ocorreu?”. Saiba que o ato de investigar se faz relevante porque possibilita à empresa identificar as causas e fazer as devidas correções, buscando evitar acidentes no futuro.
Dessa forma, a organização tem mais condições de se enquadrar nas normas previstas pela legislação, visto que é bem mais fácil resolver um problema quando se tem conhecimento das suas causas. Agindo assim, a empresa propicia mais segurança aos seus funcionários.
Neste artigo, você irá compreender como ocorre uma investigação de acidente de trabalho, além de compreender sua importância e que procedimentos são utilizados para apurar os fatos. Acompanhe!
Qual é a importância de investigar os acidentes de trabalho?
Existem vários motivos que justificam a necessidade de investigação de acidentes de trabalho, porém o principal é a possibilidade de criação de um programa preventivo baseado em informações concretas que visem a reduzir ou extinguir os riscos da rotina de trabalho.
Além disso, investigar esses acidentes é uma obrigação legal prevista nas Normas Regulamentadoras 4 e 5. Contudo, os objetivos da investigação não se limitam aos motivos citados acima. Confira a seguir algumas razões para investigar os acidentes de trabalho:
- Educar: A investigação de acidentes de trabalho também possui uma finalidade pedagógica que envolve geralmente a divulgação do que é apurado com o objetivo de alertar os profissionais quanto a riscos no ambiente laboral.
- Monitorar: Quando um acidente de trabalho é apurado de forma adequada, é possível observar os fatores que desencadearam o evento mais claramente. A partir disso, pode-se criar um método de monitoramento constante, chamando atenção a aspectos que antes passavam despercebidos.
- Corrigir: As informações de uma investigação de acidente de trabalho são fundamentais para orientar os próprios gestores. Ao fazer a análise das razões do ocorrido, a empresa consegue tomar as providências necessárias para inibir novas ocorrências desses fatores de risco ou pelo menos minimizá-las.
Que procedimentos devem ser adotados ao investigar um acidente de trabalho?
A investigação de um acidente de trabalho deve ser bastante criteriosa. Confira a seguir que passos devem ser dados ao investigar um acidente:
- Coleta de dados: Logo depois de serem prestados os primeiros socorros à vítima, é necessário coletar o máximo de informações possíveis no local do ocorrido. Deve-se evitar que haja qualquer tipo de alteração ou intervenção na cena, bem como verificar se o acidentado usava EPIs e entrevistar testemunhas.
- Realização de simulações: Realizar uma simulação ajuda na investigação do acidente, fazendo com que os trabalhadores visualizem melhor o momento, se lembrem das circunstâncias e confirmem a cronologia dos fatos. Com isso, apuram-se os fatos com precisão.
- Contextualização do cenário: Nessa etapa, é necessário analisar o processo de produção no dia do fato. Cabe, por exemplo, investigação relativa ao maquinário, como defeitos e revisões, assim como averiguar o adequado fornecimento de EPIs.
A Connapa é uma empresa que atua na área de Saúde e Segurança no Trabalho desde 2004. Oferecemos uma ampla variedade de serviços aos nossos clientes, entre eles adequada assessoria para lidar com casos de acidentes de trabalho. Acesse nosso site e saiba mais!