Você sabia que uma pessoa exposta a ruídos constantes pode não apenas desenvolver problemas auditivos, mas ter reflexos disso em sua saúde em geral? Sim, todo o metabolismo do indivíduo é alterado, podendo ocasionar desde distúrbios de humor e perturbação do sono até problemas do coração.
Considerando isso, é muito importante que colaboradores que desempenham suas atividades em locais onde estejam constantemente expostos a ruídos muito altos contem com ações por parte da empresa que busquem prevenir problemas de saúde em função do risco a que estão expostos.
O PCA – Programa de Conservação Auditiva – existe exatamente com este objetivo: proteger o trabalhador, especialmente a saúde dos ouvidos. Quer saber mais sobre o PCA? Continue lendo este post!
Que empresas devem ter o PCA?
De acordo com NR-9, todas as empresas que exercem atividades nas quais o nível de exposição do trabalhador ao ruído seja maior do que 80db devem adotar o Programa.
Na prática, há várias ações que devem ser realizadas pelo empregador. A audiometria ocupacional é uma delas. Trata-se de um exame feito com o objetivo de mensurar a capacidade auditiva de cada colaborador.
A partir da análise do resultado do exame, é possível buscar gerenciar a saúde auditiva do indivíduo. Ações como reconhecer os riscos existentes, adotar medidas a fim de proteger os ouvidos dos colaboradores e motivá-los a aderir a elas, inclusive por meio de palestras e treinamentos, são outros meios para colocar o PCA em prática na empresa.
Quem elabora o PCA?
O Programa deve ser concebido por um dos seguintes profissionais:
- Fonoaudiólogo
- Engenheiro de Segurança no Trabalho
- Médico do Trabalho
- Enfermeiro do Trabalho
- Técnico de Segurança no Trabalho
O PCA tem validade?
Sim. Anualmente é necessário realizar uma avaliação de desempenho do Programa. Ela inclui auditorias em que os profissionais trabalham avaliando as ações realizadas e atualizando o que for necessário para proteger a saúde dos colaboradores.
Como dissemos, o PCA é importante principalmente por ser um instrumento que visa à prevenção de problemas de saúde, em especial os auditivos. Mas o Programa também tem como vantagens a redução dos gastos de insalubridade e da quantidade de reclamações feitas ao Ministério do Trabalho.
Além disso, ele favorece a identificação dos funcionários que já apresentam problemas auditivos, possibilitando o tratamento deles e uma melhoria em sua qualidade de vida.
Se a sua empresa precisa elaborar o PCA, a Connapa tem profissionais habilitados que podem realizar esta tarefa. Entre em contato com nosso time agora mesmo e tire suas dúvidas.