Saúde ocupacional é uma especialização da área da saúde que lida especificamente com a prevenção e o tratamento de acidentes ou doenças que podem acometer os colaboradores de uma empresa durante o exercício das mais variadas atividades profissionais.
Dessa forma, pode-se dizer que o principal objetivo da saúde ocupacional é a garantia de saúde, qualidade de vida e bem-estar, tanto físico quanto psicológico, dos trabalhadores.
Neste texto, falaremos mais a respeito da saúde ocupacional. Se o tema te interessa, não deixe de acompanhar até o fim.
O que é saúde ocupacional?
É a área que busca assegurar que os funcionários possam exercer as suas atividades laborais com mais segurança, pois os procedimentos implementados por ela, se seguidos da maneira correta, diminuem ao máximo o risco de acidentes e de aquisição de doenças ocupacionais.
Infelizmente, para muitas pessoas a saúde ocupacional de uma organização se resume à realização de exames admissionais e demissionais, no entanto, essa é apenas uma pequena parcela das responsabilidades dessa área de atuação.
Todas as adaptações no ambiente de trabalho para dirimir os riscos físicos, biológicos, químicos e ergonômicos, o uso dos EPIs necessários, exames periódicos, além de outros fatores, fazem parte do universo da saúde ocupacional.
Ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde ocupacional
Todas as ações relativas à saúde ocupacional visam a assegurar uma maior qualidade de vida aos colaboradores, proporcionando-lhes um ambiente de trabalho que seja o mais seguro possível.
Dessa forma, são garantidas condições básicas para o desenvolvimento dos procedimentos laborais, evitando assim os riscos causados por um ambiente de trabalho que não atende às normas vigentes.
Para alcançar este objetivo, são colocados em prática métodos de prevenção, bem como a realização de exames, sejam os admissionais, demissionais ou periódicos, com o objetivo de averiguar se a saúde do trabalhador está sendo afetada pelas atividades que ele desenvolve em sua profissão.
Quais empresas precisam adotar as medidas de saúde ocupacional?
Todas as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, devem adotar as medidas relativas à saúde ocupacional. As práticas necessárias para cada uma irão variar em função de diversos fatores, a depender dos riscos das atividades desenvolvidas por cada uma.
As necessidades específicas de cada empresa devem ser avaliadas por profissionais da área, os quais indicarão os caminhos necessários para a adequação às exigências legais.
Qual o objetivo da saúde ocupacional?
Por um lado, como já dissemos, a saúde ocupacional visa a garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, por meio da implementação de medidas que adaptem o ambiente laboral de tal forma que a chance de acontecerem acidentes ou de os empregados desenvolverem alguma doença sejam minimizadas ao máximo.
Por outro lado, há os benefícios para as empresas que adotam essas medidas e eles vão desde a economia com o pagamento de indenizações e processos trabalhistas, que a depender do caso podem resultar em enormes quantias, ao ganho com produtividade, pois profissionais seguros e saudáveis estão mais propensos a entregarem o seu melhor para o alcance dos objetivos e metas da organização.
Por esses motivos, não deixe de implementar todas as medidas de saúde ocupacional necessárias na sua empresa. Para isso você pode contar com a Connapa. Temos uma vasta experiência neste ramo e um quadro de profissionais altamente qualificados.