A expressão responsabilidade social já existe há algum tempo e vem ganhando cada vez mais espaço na gestão empresarial em função de o mercado estar mais exigente dia após dia.
Isso significa que parte da sociedade, para avaliar bem uma organização, se pauta em critérios que levam em conta a coletividade, como o cuidado com o planeta (sustentabilidade) e a ajuda aos menos favorecidos.
Nesse contexto, você pode estar se perguntando o que SST – Saúde e Segurança do Trabalho – tem a ver com responsabilidade social. A verdade é que ambos estão profundamente conectados por motivos diversos. Quer conhecer essas razões? Então acompanhe o post!
O que é responsabilidade social?
O termo está ligado ao modo de agir, quando alguém, pessoa física ou jurídica, direciona suas ações não apenas com a intenção de obter lucro, mas também de contribuir para o bem-estar da sociedade, tornando-a mais justa e igualitária.
Há muitas maneiras de demonstrar responsabilidade social. Apresentaremos algumas delas mais frequentemente adotadas por empresas a seguir:
- Colocar em prática a separação do lixo, colaborando para a coleta seletiva.
- Preocupar-se com a sustentabilidade, substituindo, por exemplo, os copos descartáveis por canecas ou incentivando a circulação de documentos por meio de digital a fim de reduzir o uso do papel nas impressões.
- Doar roupas, alimentos, sapatos ou recursos financeiros a instituições que cuidam de crianças, idosos ou portadores de deficiências.
- Prezar pelo consumo de água de forma consciente.
- Abraçar a comunidade que vive ao redor da empresa, promovendo ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e/ou elevar sua autoestima.
Talvez você esteja se perguntando que vantagens uma empresa pode ter em se tornar responsável socialmente. Em uma sociedade em que as pessoas estão cada dia mais engajadas em causas sociais e que isso norteia as ações delas, é muito comum que optem por beneficiar organizações que compartilhem de seus ideais.
Na prática, o benefício está na imagem que se constrói, no fortalecimento da marca e é ele que atrai cada vez mais pessoas que se identifiquem com os mesmos valores que a empresa vem cultivando.
E onde entra a SST?
Simples: faz sentido para você que uma empresa se preocupe tanto com causas sociais, isto é, com os outros, mas negligencie quem está todos os dias dedicando a sua energia a fazê-la crescer, isto é, os funcionários? Não, não é mesmo?
Então, quando se trata de iniciativas que envolvam a SST, empresas socialmente responsáveis costumam ir muito além, proporcionando aos seus colaboradores o melhor atendimento possível a fim sejam bem-cuidados, o que dificulta o aparecimento de doenças adquiridas pelo exercício do trabalho ou a ocorrência de acidentes.
E, ainda que tais problemas ocorram, a organização está sempre atuando para apoiar seus funcionários da melhor maneira possível, mostrando-se atenta às suas responsabilidades como empregadora.
Quer mais dicas de como se tornar socialmente responsável e unir ações de SST a isso? Converse com os consultores da Connapa hoje mesmo!