Saúde mental: como a SST pode ajudar?

Saúde mental: como a SST pode ajudar?


Apesar de ganharem cada vez mais destaque na mídia com iniciativas como o setembro amarelo, por exemplo, as doenças de ordem mental ou psíquica ainda são negligenciadas por muitas pessoas e instituições.

Para se ter uma ideia, a depressão é um dos problemas de saúde que está entre os três que mais afastaram segurados do INSS nos últimos anos e não é o único. O número de pessoas que se licenciam com transtornos diversos, como o de ansiedade, por exemplo, vem crescendo cada vez mais, sobretudo nos grandes centros.

Tudo isso mostra que as organizações não podem negligenciar a saúde mental dos trabalhadores e que ela deve se tornar uma preocupação cada vez maior da SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Saiba mais sobre isso acompanhando este post.

 

Por que investir na saúde mental de um funcionário?

Uma das justificativas mais comuns é a economia obviamente. O afastamento de um colaborador é ruim para a empresa em diversos aspectos, entre eles o fato de sobrecarregar os demais funcionários, reduzindo sua produtividade e, por consequência, os lucros.

Mas não se trata apenas de dinheiro. A Saúde e Segurança do Trabalho existe para prezar pelo bem-estar do trabalhador, buscando sempre lhe oferecer condições de exercer suas funções da melhor forma, evitando, inclusive, a aquisição de doenças.

Por isso é importante que a empresa busque oferecer sempre o melhor aos seus empregados. E isso inclui um ambiente de trabalho mais acolhedor e uma série de outros benefícios que podem ser muito úteis no sentido de auxiliá-lo a manter sua mente sã. Veja mais sobre isso a seguir.

 

Como a empresa pode ajudar?

São muitas as iniciativas que podem ser adotadas. Conheça algumas delas a seguir:

  • Parceria com academias: muitos ambientes de trabalho são naturalmente estressantes e/ou competitivos e nem todas as pessoas lidam com isso da mesma forma. A prática de exercício físico é uma importante aliada no combate a doenças de ordem mental e psíquica, colaborando para o bem-estar da pessoa.

 

  • Ambiente de trabalho saudável: embora haja questões que não possam ser mudadas, há outras medidas que a organização pode adotar para manter o ambiente laboral o mais saudável possível. Algumas delas envolvem, por exemplo, evitar a sobrecarga de trabalho, contratando sempre o número certo de colaboradores e adotar tolerância zero quanto a constrangimentos no ambiente de trabalho.

 

  • Atendimento psicológico: disponibilizar um terapeuta ou psicólogo para os funcionários é uma excelente ação. Este profissional terá a possibilidade de detectar em seus atendimentos quando a situação está de determinada pessoa necessita de intervenção médica (psiquiatra) mais precocemente e encaminhá-la a um profissional habilitado.

 

A Connapa é uma empresa com anos de experiência do segmento de SST. Assessoramos outras organizações, oferecendo-lhes uma série de serviços essenciais para que possam melhor atender a seus colaboradores. Venha fazer parte do grupo de empresas atendidas!