Infelizmente, quando assistimos ao noticiário, não são incomuns casos de denúncia sobre a estrutura de determinadas edificações a qual deixa a desejar, colocando em perigo, muitas vezes, a vida de todos aqueles que por elas transitam, sejam eles funcionários, clientes ou usuários.
Quando uma empresa solicita um alvará de funcionamento, se faz necessário apresentar uma série de documentos, entre eles o laudo técnico de segurança e estabilidade. Isso acontece porque o poder público reconhece a existência da sua parcela de responsabilidade na autorização de que uma edificação abra as portas para o público.
No post de hoje, traremos uma série de informações sobre o laudo técnico de segurança e estabilidade, entre elas para o que exatamente ele serve, como é realizado e que informações devem constar no documento. Não deixe de ler!
Qual é a função do laudo?
Produzido por um arquiteto ou engenheiro devidamente habilitado, sua principal função é avaliar a estrutura de toda a edificação com o objetivo de garantir que aqueles que necessitarem frequentá-la estarão seguros.
Sendo assim, a ideia é que o especialista que vai elaborar o documento avalie instalações hidráulicas, elétricas, sistema de proteção contra incêndio, acessibilidade e muito mais, sempre tendo como referência a conformidade com a legislação existente.
É muito importante buscar uma empresa como a Enignis Engenharia, que é especializada em oferecer profissionais capacitados para realizar a vistoria, considerando que o laudo não é meramente uma exigência legal, mas um instrumento essencial na avaliação de qualquer edificação.
Além disso, cumpre frisar que, no laudo técnico, aparecem não apenas os dados do arquiteto ou engenheiro que emitiu o documento, mas também da empresa a qual ele está vinculado, sinalizando a responsabilidade de ambos quanto às informações prestadas.
Como saber se meu laudo está em dia?
Em geral, o laudo é válido por até 03 anos. É comum que, no momento da renovação do alvará de funcionamento, ele seja solicitado, ocasião na qual pode ser necessária nova vistoria na edificação e possíveis adequações.
A depender do lugar onde a pessoa está, o laudo técnico de segurança e estabilidade também pode ser conhecido como:
- Laudo de Estabilidade Estrutural;
- Laudo Técnico de Segurança de Edificação;
- Laudo Técnico de Estabilidade;
- Laudo Técnico de Estabilidade e Segurança de Edificações;
- Laudo de Edificações.
Apesar das variações na terminologia, a sua função é a mesma.
Está em São Paulo e precisa de um laudo? Fale com a Enignis Engenharia hoje mesmo e conte com profissionais qualificados e confiáveis para a elaboração do documento!