Sinalização de Emergência: entenda a importância

Sinalização de Emergência: entenda a importância


O principal objetivo da sinalização de emergência é alertar para os riscos existentes na edificação e indicar a localização dos equipamentos de combate a incêndio. Assim, os ocupantes podem, por meio da identificação dos símbolos e cores, evacuar o local e agir para combater o fogo.

A sinalização de emergência contra incêndio é um conjunto de placas, símbolos, mensagens e faixas de cores. Apesar de ser o mais simples e básico de todos os sistemas de prevenção e combate a incêndio, é de extrema importância. Inclusive ela não é exclusiva da prevenção de incêndios, é também muito utilizada em obras e fábricas, por exemplo para alertar sobre riscos e lembrar do uso de EPI.

A importância das placas de sinalização

Apesar de ser considerada uma medida passiva, a sinalização contra pânico e incêndio é muito importante, porque é por meio dela que incêndios e situações de risco podem ser evitadas e rotas de fuga podem ser identificadas rapidamente, permitindo a evacuação do imóvel.

Além disso, os equipamentos essenciais de combate ao fogo podem ser identificados mesmo em meio a fumaça e o caos, permitindo combate às chamas.

Tipos de sinalização de segurança

De acordo com a NBR 16820:2020 as placas de sinalização de prevenção e combate a incêndio são classificadas como básicas ou complementares. São elas:

  • Placas de sinalização de proibição: servem para impedir a ação de ocupantes do edifício durante um incêndio, ou que possam acabar por causar um incêndio. Por exemplo, não utilizar o elevador em caso de incêndio e não fumar perto de centrais de gás de cozinha.
  • Placas de sinalização de alerta: seria um alerta para riscos iminentes sobre áreas ou materiais como risco de choque, de incêndio ou área com material radioativo.
  • Placas de sinalização de orientação e salvamento: servem para indicar as pessoas a rota de fuga mais próxima da edificação, como sentido de escadas, saídas e mudanças de direção.
  • Placas de sinalização de equipamentos: indicam onde se encontram os equipamentos de combate a incêndio, como por exemplo extintores, hidrantes e botoeiras de sprinkler.

Também há sinalização de emergência complementar é um conjunto de sinalizações composta por mensagens e faixas de cor e zebradas que auxiliam a sinalização complementar.

Elas servem para:

  • Reforçar a direção de rota de fuga, se utilizando por exemplo, de setas;
  • Indicar obstruções ou obstáculos que possam existir na rota de saída como pilares e desníveis de piso;
  • Complementar as placas com símbolos, através de mensagens escritas;
  • Indicar a existência de obstáculos transparentes, como as portas de vidro;
  • Informar condições específicas de uma edificação através de mensagem escrita;
  • Indicar a lotação máxima em locais destinados a reunião de público.

As placas de sinalização de emergência não podem propagar chamas, tem que ser resistentes a agentes químicos e água e possuir resistência mecânica. Ainda assim, devem ter a informação da luminosidade e a indicação do fabricante.

Placas de alerta, equipamentos e orientação e salvamento devem possuir fotoluminescência durante determinado tempo e a norma que determina isso é a NBR 13434-3.