Aqueles que exercem suas funções laborais em altura sabem o quanto o sistema de ancoragem é fundamental. Afinal, quem tem esse tipo de ocupação sabe que ela oferece perigos e as empresas devem ser responsáveis para garantir o ambiente mais seguro possível para o exercício do trabalho.
Existem leis que regulamentam a forma como as atividades perigosas devem ser desempenhadas. Os sistemas de ancoragem, por exemplo, são regulamentados pela NR-35. A presença deles em trabalhos exercidos em altura é imprescindível, pois reduz bastante a possibilidade de ocorrerem quedas.
Neste artigo, você saberá o que é o sistema de ancoragem e qual a sua relevância para a segurança dos colaboradores. Não deixe de ler!
O que é o sistema de ancoragem?
Ele pode ser definido como um sistema de segurança criado com base em um projeto desenvolvido por um Engenheiro ou Arquiteto e deve estar de acordo com todas as Normas Reguladoras específicas, tendo como objetivo principal dar ao funcionário a segurança necessária para que ele desempenhe as suas atividades em altura.
O sistema de ancoragem faz parte do Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ) e é regulado pela NR-35. Sua utilização é obrigatória em qualquer tipo de trabalho realizado em altura, mais especificamente naquelas atividades feitas 2 metros acima do solo.
Somente profissionais devidamente capacitados podem realizar a análise das condições do local a ser instalado o sistema de ancoragem e indicar os melhores dispositivos. Além disso, funcionários que trabalham em altura devem receber treinamento sobre segurança do trabalho, sistemas e equipamentos a serem utilizados.
Qual é a importância do sistema de ancoragem?
No trabalho em altura, ele é fundamental, pois ele ajuda a prevenir possíveis quedas. Caso elas ocorram, os equipamentos são capazes de sustentar as forças aplicáveis, evitando ou reduzindo a gravidade das lesões. Sendo assim, é inegável que ele salva vidas.
Todo e qualquer colaborador, independente da área, deve ter a sua segurança assegurada pela empresa. O sistema de ancoragem não protege apenas a vida do funcionário, mas a reputação e as finanças da empresa, que evita dores de cabeça com processos e descrédito da sua imagem.
Quando a organização desenvolve uma cultura de segurança, ela evidencia para aos colaboradores sua preocupação com o bem-estar deles. Isso é extremamente positivo para todos.
A Enignis Engenharia é uma empresa que se preocupa com a segurança do trabalhador em todos os aspectos. O desenvolvimento de projetos e instalação de sistemas de ancoragem é apenas um dos diversos serviços oferecidos por nós. Acesse o nosso site e saiba mais!