Sprinklers: o que são e para que servem?

Sprinklers: o que são e para que servem?


A maioria das pessoas já viu um sprinkler, mesmo que através da televisão. Esse sistema de combate a incêndios é bastante eficiente porque não depende da ação do homem, ao contrário do uso dos extintores e das mangueiras, por exemplo.

Uma vez que são acionados, eles podem combater o fogo mais rapidamente, o que é uma vantagem em se tratando de uma emergência em que o tempo é um fator fundamental para poupar vidas e reduzir danos materiais.

Quer saber mais sobre sprinklers? Acompanhe este post!

 

O que exatamente é um sprinkler?

Também conhecido como chuveiro automático, um sprinkler possui um sistema com uma parte mais sensível à temperatura, chamada de bulbo. Quando o ambiente atinge à temperatura determinada, o bulbo se rompe, liberando um tampão que restringia o fluxo de água.

Uma vez que não há mais impedimento, essa água começa a ser dispersada de forma parecida com a de um chuveiro, expandindo-se para várias direções com o objetivo de apagar o fogo.

É por isso que, onde há esse sistema, é comum vermos também o encanamento, visto que, para que tudo funcione adequadamente, é importante haver uma reserva de água a ser liberada na sequência do rompimento do bulbo.

Aqui estamos falando de água, mas é possível que a tubulação contenha, em vez disso, ar pressurizado, o que se dá geralmente em locais frios para que o líquido não fique diretamente no encanamento, correndo o risco de congelar. Nesse caso, o ar fica no encanamento e a água em outro local, entrando no encanamento tão logo o bulbo seja acionado.

 

Quais as vantagens do sistema Sprinkler?

O uso do sistema conta com muitas vantagens. Conheça algumas delas a seguir:

 

  • Eficiência no combate às chamas: estatísticas norte americanas mostram que, em 96% das situações em que foram acionados, os sprinklers se mostraram eficientes para controlar o fogo em quase 90% delas. Isso acontece em função da rápida resposta do sistema no combate a incêndios.

 

  • Menos pânico: o sistema possibilita uma melhor evacuação do local porque a presença da água dispersa a fumaça e dificulta propagação das chamas, oferecendo a quem precisa sair do lugar melhor visibilidade, o que reduz o pânico entre as pessoas.

 

  • Menos danos: O estudo que citamos acima mostrou também que, por sua ação imediata, os sprinklers conseguiram ajudar a reduzir os danos materiais causados pelo fogo em quase 70% dos casos.

 

É importante frisar que é necessário realizar um estudo das características de cada edificação de forma a poder instalar um sistema eficiente que pode funcionar de forma interligada a outros sistemas de combate a incêndios. Daí a importância de contratar uma empresa especializada que possa realizar um projeto eficaz.

A Enignis Engenharia possui um time de profissionais com formação adequada e experiência comprovada em criar esse tipo de sistema. Venha conversar com nossa equipe!