Imagine que você esteja no trabalho e de repente um colega sofreu uma séria queda, necessitando de socorro imediato. É nessas horas que o domínio das técnicas de primeiros socorros é necessário.
Que saber mais sobre isso? Neste artigo, apresentaremos a importância dos primeiros socorros e por que saber como agir em caso de emergência é relevante. Confira!
O que são primeiros socorros?
Os três conceitos mais comuns são:
Conjunto de procedimentos emergenciais que devem ser realizados com o objetivo de manter os sinais vitais da vítima e evitar o agravamento do quadro. Eles devem ser feitos até que o indivíduo receba atendimento definitivo.
O primeiro atendimento dado a uma pessoa que passou por algum tipo de trauma, lesão ou mal súbito.
As primeiras providências tomadas no local do ocorrido. Como o próprio nome já diz, esse é um atendimento prestado inicialmente e de forma provisória, até que cheguem os socorristas.
Os primeiros socorros podem ser feitos por qualquer pessoa, desde que seja devidamente treinada e saiba realizar as técnicas apropriadas para prestar atendimento emergencial.
Qual é a importância dos primeiros socorros e de treinar os funcionários para prestá-lo?
Como você já sabe, os primeiros socorros são essenciais caso alguém apresente uma condição crítica. Essas ações visam a estabilizar os sinais vitais da vítima até que os socorristas cheguem para prestar atendimento especializado.
Tendo isso em vista, é fundamental possuir conhecimentos sobre primeiros socorros, pois isso pode salvar vidas. Coisas simples como um desmaio ou engasgo podem levar alguém à morte e por isso o atendimento precisa ser imediato. Daí a necessidade de as empresas investirem em um treinamento desse tipo.
De acordo com a NR-07, as organizações são obrigadas a providenciar a capacitação de seus colaboradores, seja por meio da contratação de consultorias especializadas ou um técnico em segurança do trabalho.
Para todas as empresas, em especial as indústrias e outros estabelecimentos propensos à ocorrência de acidentes de trabalho a qualquer momento, é fundamental possuir funcionários que tenham noções de primeiros socorros.
Omissão de socorro é crime
De acordo com o Código Penal Brasileiro, a omissão de socorro é crime. Qualquer indivíduo, mesmo que não seja um profissional de saúde, tem o dever de socorrer uma pessoa necessitada ou acidentada, ou, pelo menos, chamar por socorro.
De acordo com o Artigo 135 do Código Penal Brasileiro, qualquer indivíduo que deixe de prestar socorro ou de procurar ajuda, quando for possível fazer isso, está sujeito à pena de detenção de 1 a 6 meses, ou multa.
A Connapa é uma empresa que se preocupa com a segurança no ambiente laboral. Entre a nossa ampla gama de serviços, oferecemos o Curso de Primeiros Socorros. Nele, os colaboradores irão aprender como agir em diversas situações e a prestar atendimento em casos de emergência. Acesse o nosso site e saiba mais sobre o curso!