Quem trabalha exercendo atividades perigosas geralmente conta com normas técnicas específicas que devem ser observadas a fim de minimizar as chances de que acidentes aconteçam. É o caso, por exemplo, das pessoas que trabalham em altura.
Nesses casos, a legislação, mais especificamente as NR-35 e 18, define que o uso de um sistema de ancoragem é obrigatório. É nesse contexto que se insere o teste de arrancamento estático. Saiba mais sobre ele neste post!
O que é um sistema de ancoragem?
É um sistema cujo objetivo é manter o funcionário que trabalha em altura mais seguro ao realizar suas atividades. Ele geralmente é desenvolvido por um arquiteto ou engenheiro e deve respeitar todas as normas técnicas.
É importante frisar que o sistema se torna obrigatório em quaisquer atividades feitas a 2 metros ou mais acima do solo, sendo parte integrante do o Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ).
No caso de edificações que tenham pelo menos quatro pavimentos ou altura igual ou superior a 12 metros a partir do térreo, a previsão para que sejam instalados dispositivos de ancoragem para sustentar andaimes e cabos de segurança para uso de EPIs é obrigatória.
Isso é importante para que atividades como a limpeza do local e a manutenção e/ou restauração de fachadas possa acontecer, sem contar as emergências, como algum resgate que o Corpo de Bombeiros necessite fazer, por exemplo.
Teste de arrancamento estático: o que é?
Trata-se de um teste realizado com o objetivo de revisar e inspecionar um ou mais itens de determinado ponto de ancoragem, a fim de garantir que o sistema é eficiente e seguro para todos os colaboradores.
Geralmente ele é feito ao fim da instalação do sistema de ancoragem e deve se repetir sempre que necessário. Como há diversos tipos de sistemas, é importante que sejam observadas as normas do fabricante para saber em que intervalo ele deve revisto e um novo teste, realizado.
Durante o teste, várias verificações são realizadas, entre elas se todos os itens instalados atendem às especificações das normas regulamentadoras. Para isso, cada ponto é testado com equipamento especializado, corretamente calibrado.
Além da execução do teste, elaboramos relatório técnico em que registramos evidências – com fotos inclusive – e propomos melhorias, se for o caso, e emitimos ART e CRT.
A Enignis Engenharia é uma empresa do grupo Evicon especializada em sistemas de ancoragem. Estamos aptos a realizar cada etapa, desde a avaliação do local para mapear qual é o sistema ideal conforme a legislação, passando pela sua implantação e finalizando com o teste de ancoragem. Converse conosco hoje mesmo!