Você sabe o que é Brigada de Incêndio? Trata-se de um grupo de pessoas, voluntárias ou não, que atuam na prevenção e combate a incêndios, evacuação do local em situações de risco, primeiros socorros, checagem de extintores e saídas de emergência.
Essas pessoas, por não serem bombeiros, precisam passar por treinamento que as habilite a agir quando ocorrerem situações emergenciais. Geralmente os brigadistas são funcionários da organização e podem atuar ou não de forma voluntária. De qualquer forma, a brigada é essencial para que a edificação seja autorizada a funcionar.
O post de hoje falará sobre o treinamento in loco de uma Brigada de Incêndio.
Quer saber mais como funciona? Continue a leitura!
Treinamento de Brigada de Incêndio in loco: Como é feito?
Como dissemos, geralmente os brigadistas são funcionários da empresa que passam por um curso de preparação e desenvolvem competências específicas para agir em caso de emergência. Entre suas atribuições, podemos citar: prevenir situações que possam gerar um risco de incêndio, realizar processos de evacuação, prestação de primeiros socorros, entre outras.
O objetivo do treinamento é preparar essas pessoas para lidarem com situações de emergência, utilizando os equipamentos que a empresa dispõe para combater incêndios, como extintores e hidrantes. Além disso, os membros da brigada aprendem a identificar produtos que oferecem riscos, prestar primeiros socorros e preservar a vida e o patrimônio.
A presença da Brigada de Incêndio em uma empresa é prevista por lei, sendo necessária para a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). A estrutura do curso é dividida entre teoria e prática, com exercícios cujo objetivo é simular uma situação de emergência.
O Treinamento IN LOCO da Brigada de Incêndio pode ser realizado dentro das dependências da empresa ou fora delas. Ele pode ser dividido em alguns níveis:
- Básico: Possui duração mínima de 4 horas, é realizado dentro das dependências da empresa e serve para estabelecimentos menores e que apresentam baixo risco.
- Intermediário: Tem duração mínima de 8 horas e é feito em um local específico para essa atividade. Geralmente se aplica a locais como boates e depósitos com risco médio de incêndio.
- Avançado: Possui duração mínima de 24 horas. Como o treinamento intermediário, também é feito em um local específico para esta atividade. Útil para áreas que apresentam alto risco, como depósitos de materiais inflamáveis e explosivos.
Entre os locais onde os brigadistas realizam o treinamento, podemos citar:
- Simuladores com chamas reais;
- Simuladores de incêndio Indoor: Simulam fogo em escritório, ambientes inflamáveis, painéis elétricos e paletes;
- Casa da Fumaça: Simulam ambientes com incêndio e fumaça com a finalidade de ensinar a evacuação e prestação de socorro.
A Enignis Engenharia possui um quadro de funcionários experientes e prontos a oferecer o melhor treinamento teórico e prático aos colaboradores da sua empresa, tornando-os brigadistas qualificados para atuar em situações de emergência. Acesse já o nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho!