O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é crucial para garantir alto índice de segurança aos trabalhadores. A NR-06 é uma das principais diretrizes que regulamentam a adesão e orientam as diretrizes sobre boas práticas.
Mas além de ter acesso aos equipamentos de segurança, é necessário que todos os colaboradores de empresas privadas ou públicas, expostos a quaisquer tipos de riscos físicos, saiba como manejar, identificar e utilizar corretamente.
Isso garante a segurança em diferentes instâncias e a NR-06 exige que todos os empregadores forneçam equipamentos e instruções claras aos funcionários.
Entenda a importância da NR-06 e como implementá-lo com eficiência para evitar acidentes, riscos e sanções como multas e demais penalidades.
O que é NR-06?
De acordo com a legislação, a NR-06 compreende:
“6.1.1 O objetivo desta Norma Regulamentadora - NR é estabelecer os requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.”
Ela estabelece os critérios para uso de equipamentos de proteção, cabendo às empresas, gestores e responsáveis por equipes de trabalhadores, conhecer as suas características e exigências.
Qual a importância da NR-06 para empresas e indústrias?
As empresas e indústrias precisam cumprir uma série de regulamentações, não apenas fiscais, mas também trabalhistas, para garantir que sua força de trabalho esteja devidamente segura e tenha sua integridade física e psíquica mantida em segurança.
Uma dessas normas é a NR-06. Sem ela, não haveria parâmetros para indicar a necessidade e como os funcionários devem usar EPIs, assim como haveria regulamentação dispondo sobre a comercialização e distribuição.
Um fator a se ficar atento é que, de acordo com a referida norma, todos os EPIs (de origem importada ou nacional), só podem ser comercializados havendo a indicação de Certificado de Aprovação (CA). Isso garante a procedência, assumindo que o equipamento irá, de fato, cumprir o seu papel.
Como garantir boas práticas com a NR-06?
Qualquer empresa que tenha funcionários e/ou profissionais que precisam usar EPI precisam integrar a norma regulamentadora 6 de forma correta para que a sua adesão ofereça segurança aos envolvidos.
Mas como se trata de uma norma extensa e com detalhes que podem passar despercebido, colocando a segurança dos funcionários e a fiscalização do negócio em jogo, a forma mais eficaz é contratar treinamento da NR-06.
Na Connapa, você pode contratar treinamento com carga horária a partir de 4 horas, contemplando todos os pontos na norma assegurando que nenhum detalhe irá passar despercebido.
Além disso, fazemos as devidas orientações de acordo com o tipo do seu negócio, afinal, diferentes tipos de empresa ou indústria requerem diferentes tipos de EPI.
Os conteúdos abordados no curso NR-06 incluem:
- Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Responsabilidades do Empregador e do Empregado;
- Responsabilidades do Fabricante e do Importador;
- Certificado de Aprovação – CA – Restauração, Lavagem e Higienização;
- Responsabilidades do Ministério do Trabalho e Emprego;
- Tipos de EPI.