Já havíamos comentado aqui no blog sobre a importância de oferecer aos funcionários um treinamento de primeiros socorros de excelência.
Hoje falaremos sobre o estado de choque, uma das situações que requer primeiros socorros imediatamente sob risco de que a vítima não consiga aguardar a chegada da equipe médica.
Quer entender mais sobre o que é, quais são os sintomas e como ajudar nesses casos? Não deixe de ler este post!
O que é o estado de choque?
É quando o sistema circulatório falha em enviar sangue para uma ou mais partes do corpo, gerando dificuldade de oxigenação dos órgãos vitais.
Isso geralmente acontece em traumas nos quais um órgão é perfurado, gerando hemorragia, em casos em que os ferimentos são muito extensos, em acidentes envolvendo choques elétricos ou queimaduras graves, entre outras situações.
Quais os principais sintomas?
É importante estar atento aos sintomas, que podem incluir:
- Pulso fraco.
- Pele fria e suor excessivo.
- Extremidades do corpo arroxeadas.
- Pressão baixa.
- Tontura e fraqueza.
- Casos mais graves podem ocasionar perda de consciência.
Como ajudar?
A primeira coisa a fazer, sem dúvida, é ligar para a emergência e solicitar uma ambulância. Enquanto o socorro não chega, observe os sinais/sintomas, a fim de os relatar à equipe médica tão logo ela chegue.
Se o indivíduo estiver consciente e você não localizar fratura nas pernas e pés, deite-o de barriga para cima e eleve seus membros inferiores cerca de 45 graus. Procure manter a cabeça alinhada e a coluna cervical imobilizada.
Procure também afrouxar as roupas, deixando a pessoa mais à vontade, especialmente cintos, lenços e gravatas.
Se detectar a existência de hemorragia, busque encontrar um pano limpo que possa ser usado para comprimir o local até que o atendimento especializado chegue.
Caso a pessoa esteja inconsciente, é muito importante colocá-la de lado, com uma das pernas dobradas, assim como um dos braços apoiando a cabeça. Isso facilita a respiração e impede engasgos.
O que acontece depois que o serviço de saúde chega?
Você deve relatar tudo o que julgar mais relevante e os procedimentos que adotou. Na sequência, os profissionais buscarão identificar o tipo de choque sofrido, bem como sua origem. O tratamento pode variar, mas pode incluir administração de líquidos e, em casos mais graves, transfusão de sangue.
A realidade é que acidentes podem ocorrer em qualquer lugar, inclusive no trabalho, por mais que as organizações atuem para minimizar as chances de que estas situações ocorram.
Por isso, oferecer aos funcionários o melhor treinamento em primeiros socorros é o melhor caminho para assegurar o pronto atendimento de um colaborador caso uma situação como esta aconteça.
A Connapa atua no segmento de Segurança do Trabalho e conta com profissionais especializados, os quais estão aptos a oferecer treinamento na área de Primeiros Socorros em empresas de diversos portes.
Converse agora mesmo com nosso time e conheça nosso trabalho!