O trabalho de uma assessoria em segurança do trabalho nasce do intuito de ajudar empresas a implementarem e cumprirem normas regulamentadoras vigentes, de acordo com o que determina o Ministério do Trabalho.
É essa assessoria que realiza a regularização do ambiente de trabalho de acordo com a legislação, prestando um acompanhamento profissional especializado, por meio de técnicos de segurança, médicos do trabalho e engenheiros de segurança do trabalho.
Os procedimentos são direcionados de acordo com as particularidades de cada cliente, ou seja, cada contratante recebe um serviço de acordo com a sua demanda e a sua necessidade.
No Brasil cada vez mais as empresas têm investido em uma política mais severa de segurança e saúde no trabalho, seja por conta das mudanças das leis, ou por notarem que um trabalhador exerce suas atividades de forma segura, e assim ele acaba trabalhando melhor.
Serviços essenciais de uma assessoria em segurança do trabalho:
- Implementação do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) – visa estabelecer o método certo que garante a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores referente aos riscos no local de trabalho
- Implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que é um plano de ação legalmente obrigatório a todo empregador.
- Emissão de LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho), identifica agentes prejudiciais à saúde ou a integridade do trabalhador
- Elaboração do laudo de insalubridade e laudo de periculosidade – atesta se os trabalhadores têm direito ou não ao recebimento do adicional de insalubridade e de periculosidade.
Além disso, a assessoria em segurança do trabalho deve realizar treinamentos e cursos de normas regulamentadores, acompanhar perícias e fazer avaliações quantitativas de agentes físicos e químicos, acompanhar a implementação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a emissão de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), emissão de AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros), palestras e muitos outros.
É um trabalho importante para manter a saúde e o bem estar dos funcionários, e é um serviço que orienta as empresas de todos os segmentos e tamanhos para se adequarem à legislação trabalhista brasileira, ambientais e previdenciárias.
O objetivo da consultoria é garantir que os trabalhadores tenham a proteção adequada no ambiente de trabalho, para que se reduza os riscos com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, através do treinamento de funcionários da empresa sobre as normas de segurança e demais medidas de prevenção de acidentes.
Também são assegurados todas as licenças e certificados necessários para que a empresa continue executando as tarefas referentes à sua área de atuação.
Na hora de escolher uma empresa para prestar essa consultoria em segurança do trabalho, é preciso levar em conta que o serviço deverá ser realizado por um profissional especializado para implementação das práticas seguras e eficientes necessárias para a empresa.
Desde 2004, a Connapa oferece aos clientes uma ampla variedade de serviços na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, proporcionando a adequação das empresas às exigências trabalhistas e previdenciárias vigentes.